SINOPSE: Cientista politica especializada em leste Europeu, Mary Ashley é convidada para ser embaixadora dos Estados Unidos na Romênia. De inicio, ela fica reticente em aceitar a proposta, mas quando seu marido morre em um estranho acidente, ela vai para a Romênia na tentativa de aplacar sua dor com o afastamento. Distante e solitária em uma terra estranha, Mary vive emocionantes aventuras para ser uma boa embaixadora e ao mesmo tempo se mantar viva ela não demora a perceber que existe uma trama para assassiná-la.
RESENHA: Mary Elizabeth Ashley viva tranquilamente em sua cidade a pequena Junction City, professora Universitária na universidade Estadual do Kansas, especialista em leste europeu especialmente a Romênia. Mary de uma hora pra outra ver sua vida mudar. Recebe um telefonema do novo presidente dos Estados Unidos, senhor Elison, para assumir um posto diplomático na Romênia terra de seu avó. Relutante Mary recusa a proposta do presidente que a escolhera devido aos livros de sua autoria sobre a Romênia e de inúmeros artigos sobre a atual situação da mesma. Mas devido ao suposto acidente de carro sofrido por seu marido e a constante insistência do governo Americano, Mary acaba aceitando a proposta e vai para a Romênia. O que ela não sabia é que tudo não passava de um plano para estreitar os laços dos dois países, mas que pessoas perigosas estavam querendo matá-la. Ao chegar na zona dos países conhecido como cortina de ferro, expressão usada para designar a divisão da Europa em duas partes, a Europa Oriental e a Europa Ocidental. com áreas de influencias politica- econômica distinta, Mary encontra um pais sem muitas perspectivas e com um Ditador Feroz. Mas é dentro da embaixada e dentro do próprio governo Americano que mora o perigo. Conhecido por seus aliados políticos Europeus como controlador o suposto traidor dos Estados Unidos põe em prática o seu plano de liquidar a embaixadora. É contratado um perigo assassino da America do Sul para assassina-lá. Durante esse período entra outro homem em sua vida, carismático e simpático que a envolve por inteiro, mas o que ela não sabia é que ele também faz parte do plano de mata-la e a seus filhos. Durante as comemorações do quatro de julho o plano entra em ação e os seus aliados tem que correr contra o tempo para salva-lá e evitar uma terceira guerra mundia,l e é durante esses acontecimentos que vem tudo a tona sobre a infiltração dos verdadeiros interessados em sua morte.
É uma historia bem interessante, em que se aprende muito sobre o papel dos diplomatas e de como funciona essa emaranhada tenha de aranha que é o tipo de governo adotado pelas Nações de todo o mundo, além de trazer informações uteis sobre a zona pós segunda guerra conhecida como cortina de ferro. O livro tem alguns pontos, vamos dizer quente, que não é recomendado para menores de dezoito, devido ter alguns acontecidos no decorrer da história envolvendo sexo e assassinatos, mas tirando esse pequeno exagero do autor, o livro é muito bom. Recomendo.
Titulo em Inglês: Windmills of The Gods
Titulo em Português: Um Capricho dos Deuses
Autor: Sideny Sheldon
Ano de lançamento:1938
Paginas:399
Editora: Record
Preço: 39,90
Onde Compra: americanas.com