quinta-feira, 27 de junho de 2013


Considerado o pioneiro do naturalismo no Brasil, o romancista Aluísio de Azevedo nasceu em São Luís, Maranhão em 14 de abril de 1857.

O mulato escrito por volta de 1889. Conta a história do romance entre o mulato Raimundo e sua prima Ana Rosa. O enredo se passa na atrasada e preconceituosa província do maranhão, onde o preconceito e a discriminação pelo diferente andam a solta.
Raimundo filho de pai portugûes e mãe escrava. ver sua vida virar de pernas pro ar, quando retorna a sua pátria. A atrasada e preconceituosa cidade de São Luis, afim de tratar da herança deixada por seu pai e também para descobri quem é de verdade sua mãe e o paradeiro dela. Chegando a São Luis, Raimundo conheço sua prima Ana Rosa. Rapariga de uma beleza estupenda. Ana Rosa por sua vez apaixona-se instantaneamente por Raimundo. E é, devido a essa paixão desenfreada, que começam as desgraças na vida de Raimundo. Uma vez que ele também corresponde perdidamente ao amor de Ana Rosa. Raimundo pede a moça em casamento e o pedido é rejeitado por seu tio e pai da moça. É ai então que Raimundo, procurando saber o motivo dessa rejeição, descobri que não pode casar-se com Ana Rosa, porque é filho de uma escrava.

Logo após descobri suas origens Raimundo empenha-se em  descobrir o paradeiro de sua mãe e o verdadeiro motivo da morte de seu pai. É durante essa procura que entra em cena o Cônego Diogo, que se diz amigo da família, mas o que o cônego quer na verdade é impedir o casamento entre Ana Rosa e Raimundo de toda maneira. Durante o desenrolar da história Raimundo acaba descobrindo toda a verdade a seu respeito e que o cônego Diogo tem muito a esconder sobre os fatos do seu passado.
Raimundo por ter mexido com gente que não devia é obrigado a partir para a Europa deixando para trás sua grande paixão Ana Rosa. Mas acontecimentos de última hora fazem com que ele mude de ideia e fique em São Luis, onde muita lenha ainda tem pra queimar a seu respeito.

O mulato retrata de maneira bem natural o cotidiano da vida ludovicense da época, em que a obra foi lançada pela primeira vez. Onde as ruas da cidade ainda eram iluminadas a luz de lampião, e   onde carroças faziam a distribuição de água da cidade.

Titulo: O Mulato
Autor: Aluízio de Azevedo
Edição: 10°
Paginas: 204
Editora: Moderna

Nenhum comentário:

Postar um comentário